O meu animal tem um nódulo/ “alto” na pele, devo preocupar-me?

O meu animal tem um nódulo/ “alto” na pele, devo preocupar-me?

A pele é o maior órgão do corpo dos nossos animais e é bastante importante na proteção do organismo contra afeções externas/ambientais, quer sejam estas físicas (ex: mudanças de temperatura) ou biológicas (ex: microrganismos patogénicos).

Ao contrário de nós, a maior parte do corpo dos nossos animais está recoberta de pêlos, pelagem essa com a qual interagimos todos os dias quando os acariciamos.
Dada esta interação diária, é-nos mais fácil percecionar certas alterações que ocorrem neste órgão (notar por exemplo a presença de um “alto” ou elevação onde outrora não estava nada presente).

Como os restantes órgãos, a pele e o pêlo estão em constante renovação celular e por vezes podem surgir “erros” que podem conduzir a que haja uma alteração de função ou uma alteração das características normais (ex: coloração ou espessamento).

O que devo fazer caso note estas ou outras alterações na pele do meu animal?

Dada a vasta lista de alterações que podem ocorrer a nível da pele, quer benignas, quer malignas, a presença destes achados e evolução dos mesmos devem ser sempre referidas em consulta com o seu médico veterinário para que possam ser examinadas.

O exame físico irá orientar os próximos passos no diagnóstico para diferenciar entre uma afeção benigna ou maligna.

Muitas vezes é necessária uma avaliação do tipo de células que constituem a massa/nódulo/ “alto” para obter um diagnóstico definitivo.

Estas células são, regra geral, recolhidas puncionando o local e aspirando com uma agulha e seringa, sendo posteriormente enviadas para laboratório por forma a serem analisadas.

Após obtenção do resultado, o médico veterinário irá elaborar um plano de tratamento (caso seja necessário) e discutir o prognóstico associado (qual será a evolução esperada após o tratamento).

A brevidade no diagnóstico é um aspeto chave na maior parte das afeções cutâneas, quanto mais cedo a alteração for detetada e reportada, maior a taxa de sucesso terapêutico.

Sugestões: Não descure a pele do seu animal. Leve-o a fazer check-ups regulares junto do seu médico veterinário assistente.

Texto elaborado por: Dr. Rúben Dinis – Centro Veterinário Tantas Patas

Tel.: 217166471 | 932572827

geral@tantaspatas.com
www.tantaspatas.com

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS