Fundação do Gil

Fundação do Gil

A Fundação do Gil existe desde 1999 tendo como missão missão a promoção do bem-estar social, emocional e clínico de crianças e de jovens doentes. Ao longo destes anos, criou estruturas de apoio que permitem melhorar a qualidade de vida, acelerar e em alguns casos, o regresso à família.

Neste momento, na Fundação do Gil está a ser desenvolvido um estudo sobre a Intervenção Assistida por Animais. Com este estudo pretende-se saber “até onde podem ir” os benefícios para os animais, sobretudo cães, que são usados como “mediadores sociais”.

Com este estudo pretendemos aferir de forma científica se os animais também têm vantagens no contacto com crianças, medindo:

  • Parâmetros comportamentais,
  • Níveis químicos de stress
  • E o grau de ligação que se estabelece entre as duas partes.

A Intervenção Assistida por Animais é uma intervenção constituída pela presença e interacção dum animal como elemento do processo de intervenção.

Em áreas diferentes como a Fisioterapia, Ensino, Ensino Especial, Acção Social, Sociologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, o recurso às Intervenções Assistidas por Animais tem demonstrado por todo o mundo eficácia no alcance dos seus objectivos.

O recurso a diferentes animais, que respondem a diferentes e exigentes critérios, tem permitido o desenvolvimento das técnicas da Intervenção Assistida por Animais, bem como, alargado o seu âmbito de acção, mantendo porém a sua essência de promoção de bem-estar físico, social, emocional e/ou o funcionamento cognitivo de humanos através da interacção com animais sem o esforço ou desgaste dos mesmos.

Trata-se duma intervenção que ao decorrer deve ser pautada de simplicidade e harmonia mas que exige “saber” e “saber-fazer” com fundamentos científicos em todas as suas fases.

As Intervenções Assistidas por Animais são essencialmente constituídas pelas Terapias Assistidas por Animais (TAA) e as Actividades Assistidas por Animais (AAA), actividades distintas mas que pressupõem a interacção orientada de pessoas com cães treinados e com carácter específico.

As Actividades Assistidas por Animais (AAA) são actividades lúdicas em grupo efectuadas na presença ou centradas na presença de um cão com o seu guia. Estas Actividades permitem o desenvolvimento da comunicação dos presentes entre si e dos presentes com um animal; permitem também a oportunidade de se passar um bom momento que de acordo com o contexto específico podem constituir motores de auxílio à luta contra a depressão, auxílio à aquisição de instrumentos sociais facilitadores de inserção social, momentos de alegria e de conforto.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) já pressupõe uma actividade programada para objectivos específicos delineados para um só indivíduo.

Num plano de Terapia têm que estar definidos os objectivos gerais de actuação, os objectivos específicos de actuação, na sessão têm que estar presentes o Técnico de Terapia, o Guia com o seu Cão de Terapia, o técnico (sociólogo, professor, psicólogo, assistente social, etc) e o utente. As acções em sessão têm que ser previamente concertadas e coordenadas de acordo com o tipo de intervenção planeada, e posteriormente à sessão, tem que ser efectuado um relatório descritivo das acções em sessão e dos seus resultados.

Esta metodologia de actuação tem obtido resultados positivos em países como Canadá desde os anos 80, EUA, Itália, Espanha, Brasil, China e Inglaterra. Nestes países, as TAA são um recurso muito utilizado especialmente na área da saúde e da educação.

O ponto de partida desta metodologia é a constatação que o cão pode contribuir como apoio ou instrumento terapêutico, uma vez que tem a capacidade de despertar emoções no ser humano.

O contacto físico com o cão permite e desencadeia uma série de processos químicos, sociais e emocionais, tais como:

  • A libertação de hormonas que facilitam o combate à depressão;
  • A estimulação do sentimento de partilha, de carinho, de confiança e de afectividade.

Ao mesmo tempo, o cão oferece entretimento e distracção para casos de dor e de enfermidade física, ou de destabilização emocional, mas também permite que através de uma interacção orientada se percepcionem factores de disciplina, aprendizagem, persistência, resistência à frustração, serenidade e tranquilidade como instrumentos sociais.

A presença do cão em contexto de terapia pretende constituir uma motivação para que o paciente acompanhe e desenvolva os processos que lhe são propostos. São processos naturalmente lentos, mas com visibilidade à medida que a motivação partilhada com o cão aumenta, e à medida que no contexto quotidiano o utente se propõe a enfrentar as situações diárias com os instrumentos psico-sociais que experimentou com os cães em TAA.

Este é um estudo pioneiro em Portugal!

Objectivos do estudo

  • Aferir que os animais também têm vantagens no contacto com crianças, medindo parâmetros comportamentais, níveis químicos de stress e o grau de ligação que se estabelece entre as duas partes.
  • Aferir que o contacto com animais traz vantagens emocionais e comportamentais às crianças.

Através destas medições iremos procurar as seguintes acções:

Crianças

  • Avaliação psicológica
  • Apoio e acompanhamento na escolaridade obrigatória
  • Apoio à institucionalização
  • Integração social
  • Intervenção em comportamentos desviantes
  • Acompanhamento e orientação pessoal e social
  • Actividades Lúdicas

Cães

  • Análises salivares de parâmetros bioquímicos de stress
  • Análises salivares de parâmetros bioquímicos de bem-estar
  • Análises sanguíneas de parâmetros bioquímicos de stress
  • Análises sanguíneas de parâmetros bioquímicos de bem-estar
  • Avaliação de parâmetros comportamentais de Stress
  • Avaliação de parâmetros comportamentais de Bem-estar

 

Desta forma este projecto solidário através das Terapias Assistidas com Animais a Crianças, pode contribuir para dar a estas, e a outras crianças, partilhas e entregas melhores em dias piores!

 

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