Tecnologias e Animais de Estimação

– by PETABLE

Já não há ninguém que seja indiferente ao quanto os nossos animais de estimação estão entrosados na nossa vida quotidiana. São família. De acordo com alguns estudos há cerca de 32000 anos que os cães fazem parte das nossas vidas e nos acompanham.

Assim, parece-nos óbvio que com o desenvolver da tecnologia e com a criação de produtos para tornar o nosso dia-a-dia mais fácil e eficiente, comecem a surgir produtos que beneficiem a nossa relação com os nossos animais de estimação. Não é de admirar, porque já criamos perfis nas redes sociais para os nossos pets e seguimos perfis de Instagram dos animais que mais gostamos e criamos grupos de chat apenas para debater as últimas tendências que regem o mundo dos tutores de pets.

Conhecemos os nossos pets como ninguém e só nos parece natural que com o desenvolvimento tecnológico, surjam cada vez mais produtos que melhoram tanto a nossa vida como a dos nossos pets. Mas no meio de todo este “boom” digital como distinguir entre o que é realmente útil e prático e o que é um exagero?

Nalguns casos, a tecnologia pode sair bem cara, mas poderá valer a pena quando sabe o que procura e consegue identificar as suas necessidades reais. A tecnologia veio resolver muitos problemas que os tutores enfrentavam. E algumas soluções são bem mais em conta do que julga.

Fomos pesquisar o que estava a ser desenvolvido e já disponível no mercado para os nossos animais e identificámos algumas que nos parecem realmente trazer benefícios às famílias com pets!

Se é um adoptante das novas tecnologias, isto é para si:

Aparelhos e Localizadores

O objetivo? Acabar com a decoração nos postes de eletricidade onde geralmente encontramos anúncios de Cães Perdidos! Existem várias soluções no mercado no que diz respeito a tecnologia que integramos nas coleiras/arneses dos nossos animais. Tudo é possível, desde localizadores para o cão que gosta de se escapar e coleiras que medem o nível de atividade do seu pet e até abridores de portinholas para gatos, que garantem que o gato da vizinha não entra na casa errada à procura de petiscos!

Alguns destes aparelhos até lhe dizem como o seu pet se está a sentir (leituras biométricas), medindo a frequência cardíaca ou temperatura, por exemplo.

Se está a pensar aderir a este avanço tecnológico pense primeiro quais são as suas necessidades e o que mais se iria adequar à personalidade do seu pet. Alguns localizadores têm um alcance maior que outros (GPS e rádio vs. ligação bluetooth), outros exigem o pagamento de uma subscrição que o mantém conectado ao sistema de localização.

Alguns destes aparelhos também são ou têm anexas câmeras que lhe mostram o que o seu patudo andou a tramar durante o dia. Os resultados? Digamos que se colocar uma câmera no seu gato pode esperar obter umas boas longa metragens no interior de arbustos e muitas horas de observação de pássaros.


Dispensadores de comida

Os dispensadores de comida automáticos com os quais o seu patudo interage em troca de um petisco são geniais! E, na verdade, o mercado dos animais de estimação reagiu com grande entusiasmo ao lançamento deste tipo de produto.

A verdade é que um dos principais focos dos nossos pets é a comida e a maior parte dos tutores passa longas horas fora de casa, pelo que encontrar uma solução que resolvesse a problemática da alimentação impunha-se. Este tipo de solução faz todo o sentido não só do ponto de vista nutricional mas também como entretenimento porque mantém o nosso animal ocupado na nossa ausência.

Alguns destes doseadores dividem a quantidade diária que pretende dar ao seu patudo em porções iguais distribuídas ao longo do dia. Outros, mais sofisticados, permitem ao tutor definir quando quer libertar mais um petisco/dose utilizando uma App, remotamente.
Ainda mais inovadoras são as soluções que lhe permitem interagir com o seu patudo através de voz e imagem, mas já falaremos disso na secção das câmeras!

Brinquedos

Como os humanos também não se cansam de jogos e a tecnologia respondeu a isso, já era hora de arranjar uma forma de entreter os nossos pets quando estamos fora, não? Eles adoram brincar!

Desde máquinas que atiram bolas a lasers interativos, a indústria de brinquedos interativos para animais de estimação está a crescer e não páram de surgir ideias novas. Existem também mini-robots que pode controlar remotamente no computador ou através de uma app que servem de substituto para a presença humana e até servem para darem uma guloseima quando os nossos animais se portam bem. Muito à frente, não acha??

Câmeras para pets

Já alguma vez se questionou sobre o que é que o seu patudo anda a tramar ao longo do dia? As empresas tecnológicas resolveram ajudá-lo a esclarecer isso e a quantidade de câmeras disponíveis no mercado é gigantesca!

Algumas unidirecionais – apenas lhe permitem “espiar” o que se passa em casa, mas outras já evoluíram, permitindo-lhe interagir. Eles vêem-nos e nós vemo-los a eles. Agora já pode falar com os seus pets enquanto os vê, oferecer guloseimas, brincar com eles e até LIBERTAR AROMAS específicos numa verdadeira realidade virtual para animais, já que os cães vêem muito com o nariz!

App para Pets

Hoje em dia há uma app para tudo, desde conectar com amigos distantes a apps de fidelização de lojas… e para os nossos animais de estimação? Também já existem apps e a melhor de todas faz tudo o que uma família moderna com pets precisa – ter tudo sobre os seus pets num só local, sempre à mão.
Quando pensa em deixar o seu pet num hotel/dogsitter ou até mesmo com um familiar há sempre recados de ultima hora. “A ração é esta (e se acabar é aquela), a dose é tanto e nada mais. Às 4 da tarde, o Max faz o suplemento de Omega 3 e aqui está o contacto do veterinário deles caso haja alguma emergência”.

Informações úteis que trazemos na cabeça mas que frequentemente nos esquecemos ou queremos partilhar com quem nos ajuda a cuidar dos nossos pets.

Na Petable pode introduzi-las de forma simples na APP e partilhar o perfil dos seus animais com as pessoas que partilham a sua casa ou ajudam a tomar conta deles. Fica toda a informação disponível à distância de um click, sem papéis que se perdem e sem esquecimentos!

Há um determinado evento importante a lembrar? Desde a próxima vacina à festa de anos da Shih Tzu da vizinha do lado: registe tudo com a Petable e recebe um lembrete direto no telemóvel.

Também pode encontrar uma clínica ou hospital veterinário perto de si em caso de emergência através de localizador dentro da App.

O veterinário diz-lhe que a Luna tem excesso de peso? Controle as pesagens e a alimentação através da App que até lhe diz para o peso e condição corporal atual, qual seria o peso saudável que ela deveria ter.

Ainda por cima recebe pontos simplesmente por registar eventos na App e os pontos são convertidos em refeições enviados para animais em abrigos.
É bastante útil para famílias com vários pets, quando precisamos de organizar todas as tarefas de uma forma simples.

Precisa de ajuda para ser o melhor tutor de animais de estimação? Tem um mundo digital nas mãos para o ajudar.

O melhor desta tecnologia? É grátis e está disponível para download imediato, tanto para iPhone como para Android.

Texto escrito por: PETABLE

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS