Terapia Assistida por Animais

Terapia Assistida por Animais

“À semelhança de outras formas de intervenção desenvolvidas na CERCICA, a Terapia Assistida por Animais (TAA) pretende contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos seus clientes, utilizando , neste caso, sempre o cão como meio facilitador. Os benefícios podem verificar-se a nível das capacidades motoras, competências a nível da comunicação, motivação para desenvolver diferentes tarefas, redução de comportamentos estereotipados e ansiedade, melhoria na atenção, concentração, memória, auto-confiança e auto-controlo entre outros. A presença do cão é, de uma forma geral, um contributo significativo para o bem-estar físico e mental dos clientes.

Numa parceria com a Casa do Alecrim, com doentes de Alzheimer, trabalhamos especialmente, também com a colaboração de um cão, a activação de emoções positivas, a recuperação de memórias, a promoção da afectividade e a socialização.

Ou seja numa situação e noutra aproveitamos a fonte privilegiada que o contacto que o cão constitui a nível da estimulação cognitiva, sensorial e proprioceptiva ”.

Texto por:
Graça Costa
www.cercica.pt

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS