Como alterar o alimento do seu cão

Existem várias alturas em que será necessário alterar a alimentação do seu cão: porte está a envelhecer e necessita de um alimento indicado para cães sénior, ou porque a sua cadela está gravida, ou então por outra condição clínica que requeira uma dieta especial. A mudança repentina de alimento pode causar perturbações digestivas ao seu cão, pelo que é aconselhável um período de transição lento (7 a 10 dias) de forma a que ele se se adapte naturalmente à flora intestinal presente no trato digestivo do seu cão.

  • Misture o novo alimento no alimento habitual do seu cão, alternativamente sirva os dois alimentos em separado.
  • Ao longo do período de transição (7 a 10 dias), aumente gradualmente a quantidade fornecida do novo alimento e reduza a quantidade do alimento antigo até a transição entre ambos esteja completa.

Caso a alteração seja de um alimento húmido para um alimento seco, o seu cão irá necessitar de se adaptar à nova textura. No período inicial da transição ele poderá mastigar de uma forma mais activa, demorará mais tempo a comer e muito provavelmente irá querer mais água.

No caso de mudar de de um alimento seco para um húmido, o seu cão poderá diminuir o consumo de água e sentir falta da textura estaladiço do alimento seco. Pode sempre optar por adicionar alguns biscoitos ao alimento húmido para adicionar textura ao mesmo. Deverá ter em atenção que a dose de alimento seco irá parecer menor quando comparada com a dose dos alimentos húmidos. Esta diferença ocorre devido à maior densidade calórica apresentada nos alimentos secos, pelo que o seu cão necessitará de uma dose menor de alimento seco para obter a mesma quantidade de energia quando comparativamente com a dose de alimento húmido.

Caso o seu cão recuse um novo alimento, mesmo tendo sido o mesmo recomendado pelo seu médico veterinário, deverá consultar o mesmo pois poderá existir uma outra razão específica que possa estar a afectar o apetite do seu cão. Se tal suceder, não se preocupe, haverá certamente uma alternativa que poderá experimentar.

Quando a solução não estiver aqui, está lá!: 760 450 911

Apoiado por:

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS