Que quantidade devo dar ao meu cachorro

Que quantidade devo dar ao meu cachorro

É comum os nossos cachorros terem mais olhos que barriga!

De forma a atingir o equilíbrio ideal entre as necessidades do cachorro e o excesso de alimento forneça com uma maior frequência pequenas porções. Factores como a idade, tamanho e conselhos do seu médico veterinário irão determinar a quantidade a fornecer ao seu cachorro. Poderá iniciar, ainda durante o período de amamentação com uma colher de sopa de ração, cerca de 5 vezes por dia, seguindo as seguintes recomendações:

  • Desde o início até ao desmame (por volta dos 2 meses): 4-6 refeições diárias;
  • Entre os 2 e os 3 meses: 4 refeições diárias;
  • Entre os 4 e os 6 meses: 2-3 refeições diárias;
  • Após os 6 meses: 2 refeições diárias (dependendo da raça).

Não caia na tentação de fornecer alimento em excesso ao seu cachorro, pois pode causar distúrbios intestinais ou promover um aumento de peso excessivamente rápido, o que poderá sobrecarregar o esqueleto do seu cachorro.

Nenhuma destas situações é desejável, logo o planeamento das refeições do seu cachorro é de extrema importância para a sua saúde.

Um bom ponto de partida é a informação constante no guia presente embalagens de ração, leia-o sempre com atenção.

A quantidade exacta de ração varia consoante vários factores, tais como, idade, alguma condição física especifica ou nível de energia – os cachorros mais activos e brincalhões gastam quantidades superiores de energia, logo, necessitam de quantidades superiores de forma a suprir essa necessidade.

Poderá avaliar a condição corporal do seu cachorro de forma a certificar-se que o mesmo está a crescer de forma saudável e não apresente excesso ou falta de peso.

Pesar de forma regular o seu cachorro irá auxiliar no controlo do seu peso, certificando-se assim que ele apresenta o peso indicado para a sua idade, peso e raça. Esta pesagem poderá ser efectuada em casa ou caso não o consiga fazer poderá pedir ajuda ao seu médico veterinário ou pesá-lo na consulta com o mesmo.

 

Quando a solução não estiver aqui, está lá!: 760 450 911

Apoiado por:

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS