Que quantidade de alimento devo dar a uma gata grávida?

O consumo de alimento da sua gata grávida aumentará de forma gradual desde o dia em que acasalou até ao final da gestação. No fim da gestação ela irá consumir mais cerca de 50% de ração comparativamente com a sua dose habitual (é comum ela necessitar do dobro da dose normal durante este período). Alimentar uma gata gestante é relativamente fácil. Desde que lhe seja fornecido alimento suficiente, ela irá fazer a gestão do mesmo, comendo a quantidade necessária e parando quando atingir essa quantidade.

Tendo em conta que os gatinhos necessitam de uma nutrição extra na sua fase inicial de desenvolvimento, comece a alimentar a sua gata gestante com uma fórmula especifica para gatinhos desde o acasalamento.

Tenha sempre em atenção as preferências da sua gata aquando da selecção do alimento para gatinhos com que a vai alimentar. Caso ela prefira alimento húmido é importante ter em conta que esta tem um nível calórico inferior à ração seca. Tente misturar os dois tipos de ração de forma a fornecer-lhe a energia extra de que necessita. É importante garantir que ela tem acesso a água fresca e limpa de forma a manter-se hidratada, especialmente no caso de ela preferir a a ração seca.

Para facilitar a transição entre alimentos, introduza o novo alimento lentamente. Faça a transição ao longo de 7 a 10 dias, adicionando gradualmente a nova ração e reduzindo a quantidade da ração habitual até que a transição esteja completa e ela esteja a ser alimentada exclusivamente com o novo alimento. Ter estes cuidados no que diz respeito à alimentação de gatas gestantes irá auxiliar a que a transição ocorra da forma mais suave possível.

Para manter o níveis energéticos da recém-mamã forneça-lhe várias refeições ao longo do dia. Caso seja possível deixe o alimento seco à disposição para que ela vá petiscando ao longo do dia, conjuntamente com a ração deixe-lhe sempre água fresca e limpa. Os gatinhos iniciam o seu desenvolvimento por volta da 5ª semana de gestação, pelo que o consumo de alimento deverá aumentar a partir desta altura, aumentando de forma continua até ao desmame dos gatinhos.

Poderá notar um aumento de peso na sua gata quando ela aumentar a quantidade de alimento ingerido. Algum deste peso trata-se de gordura que será acumulada para aumentar os seus gatinhos durante a fase de amamentação.

Na fase final da gravidez é comum a futura mamã perder um pouco o apetite, não se preocupe. Este sinal, que é bastante comum, é indicador que o parto estará para iniciar brevemente. Assegure sempre que ela tem alimento e água fresca e limpa à disposição, mesmo que se mostra renitente em alimentar-se.

A nutrição ocupa um papel muito importante em todas as fases da gestação. Por isso, caso note uma perda de apetite e de peso na sua gata durante a gravidez, consulte o seu Médico Veterinário.

 

Quando a solução não estiver aqui, está lá!: 760 450 911

Apoiado por:

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS