Mudanças de peso

Ganhar peso

 Com a diminuição de actividade é comum que os gatos mais velhos ganhem algum peso. Tendo em conta que os gatos com excesso de peso ou obesos têm uma maior probabilidade de desenvolver problemas urinários, diabetes ou artrites, é importante vigiar o seu peso.

O baixo nível calórico presente nos alimentos especialmente formulados para gatos sénior pode auxiliar no controlo do aumento de peso.

A alimentação é uma parte importante no que diz respeito ao controlo de peso do seu animal de estimação, no entanto é apenas uma das partes, pois ele também necessita de se manter fisicamente activo. Após levá-lo ao Veterinário incentive o exercício enquanto brinca ou a correr atrás de si no jardim. Estes hábitos de exercício ajudaram a queimar calorias bem como a combater outro tipo de condições que podem afectar gatos sénior, tais como artrites.

 

Perder peso

 Gatos mais velhos também podem apresentar perda de peso, uma vez que o processo de envelhecimento pode afectar a sua saúde bem como os seus sentidos (paladar e olfacto), tornando-os menos apurados, podendo assim diminuir o apetite. Alterações ao nível do aparelho digestivo bem como do metabolismo podem influenciar a forma com que o seu gato processa e absorve os alimentos ingeridos. Caso observe alguma alteração nos hábitos alimentares do seu gato consulte o seu Médico Veterinário, pois uma perda de apetite poderá estar relacionada com eventuais problemas de saúde.

Caso o seu Médico Veterinário lhe indique que não existe nenhuma condição clínica na origem da perda de apetite, pode optar por tentar utilizar algumas técnicas simples de forma a estimular o apetite. Experimente servir o alimento à temperatura ambiente ou acrescente uma pequena quantidade de um alimento (mimo) com um forte sabor e aroma, como por exemplo o atum. A variação de sabores e texturas também poderá auxiliar nesta questão. Garanta o fácil acesso ao alimento, particularmente se o seu gato tiver alguma dificuldade em alcançá-lo.

Antes de fazer alguma alteração à alimentação do seu gato consulte o seu Médico Veterinário. Ele irá aconselhá-lo acerca do plano de alimentação mais adequado às necessidades alimentares do seu animal de estimação e aconselhá-lo-á relativamente à melhor forma de proceder a esta transição.

 

Quando a solução não estiver aqui, está lá!: 760 450 911

Apoiado por:

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS