A Equitação Terapêutica e a Hipoterapia – AHT

A Equitação Terapêutica e a Hipoterapia são terapias muito utilizadas em pessoas com Trissomia 21. Têm como objectivo ajudar a desenvolver as capacidades motoras, sensoriais e emocionais permitindo uma melhoria da qualidade de vida e da integração social.

A prática de Hipoterapia tem várias vantagens como ajudar a criar um laço afectivo entre a pessoa e o cavalo, que pode ser bastante benéfico para aumentar ou construir a confiança e a auto-estima.

Esta prática desportiva proporciona:

-Elasticidade e flexibilidade
-Aumento/melhoria da mobilidade corporal
-Domínio respiratório
-Aumento/melhoria da concentração

Em Portugal um dos locais onde é praticada a Hipoterapia é a Associação Hípica Terapêutica. A Associação Hípica Terapêutica iniciou a sua actividade em 1989 com 12 crianças. Hoje atende semanalmente 90 jovens com diversos tipos de deficiência.

O objectivo da Associação é ajudar a desenvolver as capacidades físicas e intelectuais destas pessoas através da prática da Equitação Terapêutica e da Hipoterapia.

As aulas de equitação desenrolam-se no picadeiro da Associação no Real Clube de Campo D. Carlos I em Cascais, com a ajuda dum monitor de equitação, técnicos de saúde, professores de ensino especial e um grande número de voluntários.

A Associação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública.

Kathryn Watson
Presidente da Direcção da AHT

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL

SIGA-NOS