Que dose devo administrar a uma cadela a amamentar?
Amamentar uma ninhada de recém-nascidos não é uma tarefa fácil para a nova mamã, uma vez que os cachorros exigem uma grande quantidade de leite nutritivo para os auxiliar a crescer fortes e saudáveis. Sabia que as cadelas produzem uma quantidade superior de leite para os seus cachorros que as mães humanas para os seus bebés?
De forma a auxiliar a sua cadela a obter a dose de energia extra de que necessita para manter a sua ninhada, continue a alimentar a sua cadela com a ração formulada para cachorros que lhe foi fornecida durante a gestação.
O seu conteúdo calórico superior e nutrientes adicionados irão auxiliá-la a ficar forte e a produzir um leite de elevada qualidade nutricional para os seus cachorros.
Durante as primeiras 1-3 semanas de amamentação aumente o número de refeições diárias da recém-mamã de duas para três. Na 4ª semana, onde é atingido o pico da produção de leite passe a fornecer quatro refeições diárias. O aumento da quantidade de alimento fornecido em cada refeição durante a amamentação deverá ser o seguinte:
- 1ª Semana: 150% da dose habitual.
- 3ª Semana: 200% da dose habitual
- 4ª Semana: 300% da dose habitual
A frequência e quantidade com que a cadela deverá ser alimentada durante a amamentação dependem do tamanho da ninhada e da sua raça. Caso esteja a amamentar uma ninhada de mais de quatro cachorros irá necessitar de acesso constante ao alimento.
As ninhadas são amamentadas pelas recém-mamãs durante 6-8 semanas, mas podem ser introduzidos alimentos sólidos lentamente a partir as 3-4 semanas de idade dos cachorros.
Durante o desmame das crias, diminua também de forma gradual a quantidade de alimento fornecido à cadela, até que volte à dose habitual antes da gravidez. Caso tenha dúvidas acerca da alimentação da sua cadela durante esta fase da sua vida (gravidez e amamentação), ligue-nos ou aconselhe-se junto do seu médico veterinário.
Quando a solução não estiver aqui, está lá!:
Apoiado por: