A lagarta do pinheiro ou processionária (assim denominada devido à forma como as lagartas se deslocam da árvore para o solo, parecendo que vão em procissão) é um insecto cujo principal hospedeiro é o pinheiro (manso ou bravo).
O ciclo da lagarta do pinheiro divide-se em duas fases: fase adulta (ovos e lagartas – fase aérea em que vivem nas copas dos pinheiros) e a fase de pupa (fase subterrânea em que se encontram no solo – pode ter a duração de 1 a 3 anos).
Entre Janeiro e Maio, abandonam o pinheiro para se enterrarem no solo para continuar o seu desenvolvimento e entre Agosto e Setembro nascem as lagartas que se agrupam em ninhos na copa dos pinheiros.
Estas lagartas devido aos seus receptáculos com pêlos urticantes são bastante nefastas pois injectam substâncias tóxicas na pele ou mucosas provocando reacções de hipersensibilidade, que podem causar necrose ou até mesmo ser fatais.
As crianças e os cães são os principais afectados, pelo que se vir ninhos de lagarta do pinheiro deve tomar as medidas de controlo necessárias.
Como saber se o meu cão lambeu ou foi picado uma lagarta do pinheiro?
Os principais sintomas (além da verificação da existência de ninhos de lagarta do pinheiro) são:
- Aumento de volume da língua (órgão mais afectado) que pode ficar azulada e que com a evolução surgirem áreas de necrose
- Edema da face (focinho inchado)
- Salivação excessiva
- Dificuldade em deglutir
- Prurido (comichão) intenso na face
- Vómito
- Apatia
- Falta de apetite
- Dificuldade na preensão dos alimentos
No entanto se suspeita que o seu cão lambeu ou foi picado por uma lagarta do pinheiro, dirija-se com a maior urgência ao Médico Veterinário assistente. Neste caso uma assistência precoce pode ser a diferença entra a vida e a morte.
Quando a solução não estiver aqui, está lá!: