Pequenos répteis
Saiba reconhecer os principais sintomas de doença nos Répteis
Sintomas:
Alteração de comportamento (alimentar, social), modificação da coloração normal da pele, prolapsos (exteriorização de órgão interno-cloaca, oviduto, intestino, pénis), dificuldades de locomoção, ossos moles, emagrecimento, queimaduras, retenção da muda, inchaço da mandibula.
Os répteis dividem-se nas seguintes classes:
– Quelônios (Tartarugas)
– Sáurios (Lagartos)
– Ofídeos (Cobras)
Manutenção de répteis
A manutenção de répteis em cativeiro constitui um desafio, tanto para os amantes da herpetologia como para os veterinários.
Apesar de muitas espécies já se manterem em cativeiro e até se reproduzirem, os répteis, devido á sua diversidade, são em muitos aspectos uma incógnita.
Para quem realmente tem o objectivo de manter algum destes animais em cativeiro, a primeira coisa que deve procurar é INFORMAÇÃO.
Existem milhares de espécies, que habitam os mais variados biótipos e a grande maioria vive em ambientes tropicais, pelo que não consegue sobreviver no nosso clima. Necessitam, por este motivo, de um local com temperatura e humidade controlada e, em tudo o mais semelhante ao seu local de origem.
Para mais informação sobre répteis disponibilizamos vários documentos que o ajudam a manter uma alimentação e um ambiente saudável para o seu animal.
Clique nos documentos abaixo para mais informação.
1 – Afinal o que comem as iguanas
2 – Alimentação répteis
3 – Como escolher o réptil adequado
4 – Maneio de répteis
5 – Ofídeos (Cobras)
6 – Quelônios (Tartarugas)
7 – Sáurios (Lagartos)
Quando a solução não estiver aqui, está lá!: