Nutrição equina

Nutrição equina

Qualquer amante de cavalos sabe que a sua alimentação base, é forragem e cereais. Contudo, podem surgir dúvidas relacionadas com o tipo de forragem, tipo de cereais e também qual a quantidade indicada.

Aqui damos uma noção básica do maneio alimentar de um cavalo

Forragem
fenoPara manter um funcionamento correcto do trato gastro-intestinal (TGI), deve ser fornecido ao equino alimentos fibrosos como mínimo o equivalente a cerca de 1 a 1,5% do peso corporal.
O feno é a alternativa mais comum quando não existem pastagens. O feno deve ser de boa qualidade e deve ter cheiro agradável, deve ser de cor verde, sem ervas daninhas ou plantas com talos duros. Não deve oferecer ao cavalo um feno com bolor nem feno com pó, pois pode trazer problemas de saúde graves.

Cereais
racao_cavalosOs cavalos que competem e que trabalham regularmente, necessitam de um maior aporte energético para além daquele que lhe é fornecido pela forragem. Os cereais mais comuns presentes nas rações são a aveia, o milho e a cevada.
Estes cereais são normalmente incorporados em rações através de uma mistura de cereais, óleos, vitaminas e minerais e a sua quantidade depende da fórmula utilizada. Muitos destes cereais estão sujeitos a tratamentos térmicos o que aumenta bastante a sua digestibilidade e absorção.

 

Quando a solução não estiver aqui, está lá!: 760 450 911

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER

EMAIL
Nome
Apelido
SIGA-NOS