Doenças infecciosas

Doenças infecciosas

As doenças infecciosas são doenças transmissíveis a outros animais e que são provocadas por agentes patogénicos como bactérias, vírus e fungos.

A Panleucopénia é uma doença provocada por um vírus que afecta os gatos e que geralmente começa com vómitos, diarreia, desidratação e leucopénia (diminuição do número de glóbulos brancos).
A sua transmissão é por via oral através do contacto com animais infectados. Aparece principalmente em gatos jovens (2-4 meses de idade) e quando afecta gatos adultos ou não se manifesta ou os sintomas são muito ligeiros. O seu controlo pode ser feito através da vacinação e do controlo e limpeza dos locais onde estiveram animais infectados.

A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é uma doença provocada por um vírus que afecta os gatos e não só é bastante contagiosa como uma vez infectados não existe cura.

Pode manifestar-se da forma húmida ou exudativa através de pleurite ou de peritonite fibrosa ou da forma seca (não tão comum) pelo aparecimento de lesões granulomatosas nos rins, pâncreas, sistema nervoso central e olhos. Devem-se isolar os gatos infectados de maneira a que não infectem outros e assim contribuam para a disseminação da doença.

O complexo respiratório felino é uma doença que começa com alterações respiratórias e é provocada pela acção de vários vírus.
Ocorre principalmente em colónias com muitos gatos e é transmitida através do contacto directo ou através de objectos que contenham secreções infectadas.

Esta doença tem um período de incubação de 2 a 5 dias e os principais sintomas incluem febre, espirros, prostração, tosse, conjuntivite, dificuldades respiratórias, descargas nasais e oculares, entre outros. O seu controlo e prevenção devem ser realizados através da administração de vacinas.

A Imunodefeciência Felina (FIV), também conhecida por SIDA dos gatos, é uma doença provocada por um vírus que afecta principalmente gatos de rua que vivem em colónias. A forma mais comum de transmissão é através de lutas e de dentadas entre os gatos.

Apesar dos gatos estarem infectados com FIV podem nunca apresentar sintomas e apenas uma pequena percentagem desenvolve imunodeficiência. Ao ser assintomática em muitos casos faz com que ocorra um maior contágio. Dependendo da idade de contágio esta doença apresenta manifestações distintas, desde a não apresentação de sintomas até à manifestação de outras doenças que aparecem devido à imunodeficiência (infecções crónicas secundárias, principalmente de origem bacteriana).

Alguns dos sintomas são comuns a outras doenças e são: febre, diarreia, inflamação das gengivas, aumento generalizado dos gânglios linfáticos, perda de peso. A prevenção passa pelo isolamento dos gatos infectados para que não ocorra o contágio dos gatos saudáveis.

A Leucemia Felina é uma doença provocada por um vírus e afecta principalmente animais com idade inferior a 5 anos e gatos que vivam em colónias. Transmite-se principalmente pelo contacto directo com a saliva e com a mucosa da boca ou do nariz de um animal infectado. Quando expostos a este vírus os gatos podem desenvolver imunidade, ficar persistentemente infectados e apresentar sintomatologia ou não desenvolver imunidade nem ficar infectado.

A Leucemia Felina provoca lesões latentes, principalmente ao nível da medula óssea com consequente imunodeficiência e anemia. A forma de prevenção e controlo pode ser feita pela administração de vacinas e pelo isolamento dos animais infectados de modo a não permitir o contágio.

É uma doença, provocada por um vírus, que afecta o sistema nervoso central e pode levar à morte em poucos dias, se não for devidamente tratada.

É transmitida através da dentada de um animal contaminado.

Apresenta como principais sintomas: paralisia de membros inferiores que se estende a todo o corpo, depressão mental, agitação, sensação de mal-estar, febre, salivação intensa e contracções da garganta e do aparelho vocal.

A sua prevenção é realizada através de campanhas de vacinação dos mamíferos.

 

Quando a solução não estiver aqui, está lá!: 760 450 911

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER

EMAIL
Nome
Apelido
SIGA-NOS