Comportamento- gato

Comportamento – Gato

Hoje em dia o conhecimento aprofundado dos comportamentos e atitudes do gato pode ajudar a diminuir e até evitar situações de stress entre ele e o seu tutor.

Os gatos podem demonstrar algumas alterações comportamentais devido a vários factores. Estes factores podem ser alterações no ambiente onde vive ou até alterações fisiológicas (alguma doença ou dor), mas só é possível determinar a causa dessa alteração comportamental numa avaliação conjunta entre o especialista em Comportamento Animal e o seu tutor porque uma interpretação adequada do comportamento é a única forma de garantirmos uma boa comunicação com o gato.

Uma parte bastante significativa dos problemas de comportamento resulta de um ambiente que não se adequa às necessidades dos nossos gatos e da forma como os comportamentos são interpretados pelo tutor, o que o impede de tomar decisões acertadas.

Um tutor dotado de conhecimento sobre as necessidades e o significado dos comportamentos do seu gato terá melhores condições para lhe permitir um desenvolvimento saudável, prevenindo o desenvolvimento de problemas de comportamento. Isto aplica-se a todas as fases do desenvolvimento, pois em cada fase as necessidades são diferentes e o tutor deve estar consciente disso para poder ajustar o ambiente que proporciona. Saber o que fazer em determinada situação é igualmente importante para evitar conflitos desnecessários.

Se o seu gato apresentar algum destes sintomas, contacte-nos:

  • agressividade a outros gatos
  • agressividade a pessoas
  • ansiedade por separação
  • falta de auto-controlo
  • urinar ou defecar em locais inadequados
  • comportamentos repetitivos (como andar atrás da própria cauda, lamber excessivamente uma ou várias partes do corpo)

 

Quando a solução não estiver aqui, está lá!: 760 450 911

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL

SIGA-NOS