Despiste de Toxoplasmose em gatos – risco de saúde pública em mulheres gestantes

Despiste de Toxoplasmose em gatos – risco de saúde pública em mulheres gestantes

É uma situação relativamente comum: uma mulher grávida, não imune à toxoplasmose, apresenta-se à consulta para saber se os seus gatos constituem ou não um risco para a sua saúde.

A toxoplasmose é uma doença parasitária que pode afetar todos os mamíferos. Embora o parasita possa crescer nos tecidos de muitos animais, apenas produz oocistos (“ovos”) nas células que revestem o intestino dos gatos. Os oocistos são depositados nas fezes do gato e, depois de uns dias, conseguem causar infecção.

Antes de mais, convém referir que não existe nenhum teste serológico que permita prever se um determinado animal vai ou não excretar oocistos nas fezes. Apesar disso, a realização de uma pesquisa de anticorpos policlonais para a Toxoplasmose é indicativa do estado imunitário do animal. Os gatos que testam negativo estão suscetíveis a infeção e libertação de oocistos nas fezes e, portanto, são mais “perigosos” do ponto de vista serológico. Os animais positivos são mais “seguros” uma vez que a probabilidade de re-excreção em animais imunizados é muito baixa. Paralelamente ao exame sorológico, poder-se-á realizar um exame parasitológico para verificar se existe libertação de oocistos no momento da análise. Em caso positivo, o animal deverá ser colocado em quarentena por um período de 1 a 3 semanas.

Convém sublinhar que, grande parte dos casos de toxoplasmose humana se devem devido à ingestão de carne mal cozinhada com oocistos enquistados nos seus músculos, vegetais mal lavados ou água contaminada, pelo que deverão ser tomadas medidas de prevenção higio-sanitárias nesse sentido e não apenas focalizadas nos gatos.

Ainda de referir que, como os oocistos demoram entre 1 a 5 dias a adquirir potencial infectivo, a eliminação diária das fezes dos gatos por indivíduos imunocompetentes, não gestantes, elimina do ambiente o estadio infetante do parasita.

Em caso de dúvida, fale com o seu Médico Veterinário e teste os seus animais.

artigo escrito por:

Logo Footer

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia....Saiba mais

NEWSLETTER


EMAIL
Nome
Apelido

SIGA-NOS